Opt GIS

5 Funcionalidades do Survey123 que você precisa conhecer

A Plataforma ArcGIS possui diversos recursos, alguns deles sem custo adicional. Um destes recursos é o Survey123, aplicativo que tem a ideia muito simples, mas algumas possibilidades bem complexas (bom sentido) com um resultado muito atraente.

1 – Criar camadas relacionadas sem a necessidade de uma licença standard ou advanced do ArcGIS Desktop

Criar estruturas de relacionamento entre entidades são muito importantes para algumas soluções de geoprocessamento, inclusive menos usadas que deveria. Talvez, um dos motivos do pouco uso delas dentro do ambiente ArcGIS seja que é uma funcionalidade presente apenas na versão standard e advanced. Contudo no Survey é possível criar esses relacionamentos sem sequer ter o ArcGIS Desktop Instalado. Para isso é só utilizar a função Repeat do Survey123.

2 – Modelagem de dados de forma mais prática

Essa possibilidade vai além do que o survey se propõe. Mas sim, é possível modelar com uma certa facilidade a estrutura dos seus dados e tudo trabalhando com Excel. Isso inclui:

  • Criar os campos na ordem que quiser,
  •  Definir seus tipos (texto, número, data…)
  •  Definir tamanho e precisão dos campos (número de caracteres, casas decimais)
  • Criar domínios para lista pré-definidas

E se por acaso perceber algum erro na estrutura criada, é só abrir o Excel, salvar a modificação e republicar com a alteração.

3 – Trabalhar com recursos audiovisuais

O Survey permite que tanto as questões como as respostas não sejam somente simples textos, mas pode-se trabalhar com imagens e sons.

Além de possibilitar que pessoas com deficiência na visão use os aplicativos com mais tranquilidade. Também permite que entendimento sobre uma determinada questão seja mais claro. Pode-se vincular as questões de múltipla escolha a sons de animais, objetos, vozes ou gravar as respostas em formato de áudio. Além disso é possível trabalhar com figuras que podem deixar o formulário mais atrativo assim como mais prático em seu uso.

4 – Fácil integração a partir de URLs

O Survey permite através de simples links colocados na barra de endereço ou por meio de códigos uma integração direta. É possível abrir o Survey com determinadas questões já pré-preenchidas. Dependendo da aplicação de onde se parte ou da pessoa que está preenchendo, ou ainda outras variáveis como dia, hora, ações feitas em outro site ou app, estes dados podem ir já prontos par ao formulário evitando assim o retrabalho.

E a última é um recurso que eu particularmente gosto muito, mas seu uso é um pouco mais avançado:

5 – Esconder complexidades, mas que são necessárias existirem

Os formulários podem ser construídos de forma simples e rápida, mas também podem ser ferramentas muitas complexas para processos complicadíssimos. Porém essa complexidade pode não ser necessária e deve ser evitada para a pessoa que vai utilizar os formulários.

Ao construir os formulários o Survey possui dois recursos que podem ser usados em separado e/ou juntos que são: esconder as perguntas ou tratar valores como nulo ao enviar os dados do formulário.

Uma pergunta escondida pode ser uma questão que não depende do preenchimento da pessoa, mas ainda assim deve ser coletado, como a hora que foi feito o formulário, o aparelho usado, uma expressão que combina duas questões e assim vai.

Já tratar os valores como nulo na pesquisa serve para coletar os dados que apenas são importantes no momento da coleta do dado em si e não precisam ir para uma base de dados. Vamos supor que a informação de idade seja tratada como nulo e internamente esse valor se converte em uma data de nascimento ou vice versa. Além disso, pode ser feita uma série de perguntas onde cada pergunta tem um peso, mas queremos só um valor proveniente destas perguntas que seria um índice, este sim importante para a base de dados.

E por fim…

O Survey é uma ferramenta poderosa que permite formas de coletar dados que até então ou eram inviáveis ou muito complicadas com as outras soluções ArcGIS. Se quiser conhecer essas e outras muitas possibilidades e facilidades fale com a nossa equipe da OPT.

Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital. 

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Pétrik Lauermann

Função: Analista de Geoprocessamento
https://www.linkedin.com/in/Pétrik Lauermann/

Sugestões para você

Como realizar análises espaciais diretamente do navegador Atualmente existem muitas empresas que apresentam informações em mapas online, este tipo de recurso é muito interessante devido …
Você já ouviu falar de Branch Version? Branch Version é um modelo de versionamento adotado pela Esri no lançamento da Utility Network que utiliza uma …