Opt GIS

AGRICULTURE

CONSEGUINDO MONITORAR GRANDES ÁREAS MAIS DE UMA VEZ POR MÊS

MONITORAMENTO DE FLORESTAS ADULTAS
Monitorar milhares de hectares de plantio não é uma tarefa simples. E, fazer esta supervisão destas grandes áreas presencialmente é uma impossibilidade física.

A solução da OPT permite realizar este monitoramento de tempos em tempos ajudando nossos clientes a superar este desafio e a verificarem:  incêndios, vendavais e até a saúde da sua plantação.

Atualmente, nossa solução monitora a maior floresta plantada do mundo obtendo resultados extremamente positivos.

INTERFACE DESCOMPLICADA E FONTE DE DADOS OFICIAL

PORTAL DE GESTÃO WEBGIS
Nem toda área de uma empresa é especialista em análise de dados e mapas. O portal webgis foi idealizado para absorver demandas de todas as áreas de uma empresa, disponibilizando informação e democratizando o acesso aos dados técnicos.

Hoje, o sistema já faz parte da cultura corporativa.

Possui uma interface descomplicada e finalidades analíticas essa solução aumenta produtividade e descomplica o acesso as informações necessárias em cada departamento.

CONSULTORA EM SITUAÇÕES COMPLEXAS COMO EM FUSÕES DE GRANDES EMPRESAS

UNIFICAÇÃO DO GIS EM PROCESSOS DE FUSÃO E INCORPORAÇÃO

Realizar a gestão do GIS de grandes empresas é um desafio enorme.

Agora ser responsável pela migração e unificação do GIS em um dos maiores processos de fusão da história de nosso país realizando a conversão de todas as bases das empresas para um modelo único, para nós é motivo de orgulho e reconhecimento.

Nosso conhecimento em gestão de dados, cadastros e cartografia, e o trabalho em parceria foram imprescindíveis para o sucesso dessa operação.

O PROFISSIONALISMO E O CONHECIMENTO DA OPT EM TREINAMENTOS CUSTOMIZADOS PARA O AGRONEGÓCIO

TREINAMENTO CUSTOMIZADOS:

ArcGIS & Processando Imagens Aéreas no WebODM

O profissionalismo e o conhecimento da OPT em treinamentos customizados para o agronegócio.

Utilizando nossa expertise no assunto, colocamos profissionais do campo em contato com tecnologia de ponta, aprendendo em situações reais, utilizando imagens de voos com drones, processando imagens e dados para gerarem produtos, e a partir deles, informações sobre as condições das áreas de plantio.

REDUZINDO ERROS E FORNECENDO DADOS CONFIÁVEIS PARA DECISÕES

INTEGRAÇÃO DO GIS COM ERP-SAP

Um bom sistema evolui continuamente com a revisão de processos e demais sistemas da empresa.
A OPT desenvolveu essa conexão entre as plataformas integrando os dados nas duas pontas. Esta integração reduz possíveis erros nos processos, e, fornece dados para tomada de decisão que impactam diretamente nos resultados da empresa.

Por ser uma ferramenta dinâmica a cada nova alteração no processo de negócios ou no modelo de dados, o sistema é revisto para garantir a integridade. Evitando o desperdício e retrabalho por conta do espelhamento das informações de negócio entre o GIS Corporativo (ArcGIS) e o ERP (SAP).

UM GANHO DE TEMPO QUE GERA ECONOMIA E FACILITA O DIA A DIA DO TRABALHO

OPTIMUS MOBILE

Um dos desafios de deslocamento em grandes áreas plantadas é conhecer todos os seus caminhos, as estradas internas e particulares das propriedades, que não são mapeadas pelos aplicativos de roteirização.

Os sistemas de leituras de estradas são comuns, mas não da “porteira para dentro”, como se diz no campo.

O sistema desenvolvido pela OPT permite que todas as rotas dentro da propriedade sejam cadastradas, sem a necessidade de assinaturas individuais por usuários.

O software permite customizações, inclusive criando marcos de identificação nos caminhos e os ativos do cliente no mapa.

Um ganho de tempo que gera economia e facilita o dia a dia do trabalho.

MAPEAMENTO PRECISO E O DIAGNÓSTICO NECESSÁRIO DE TODAS AS ÁREAS DE PLANTIO

FALHAS DE PLANTIO

Gerenciar os eventos que ocorrem em uma área grande de plantio não é fácil.

O desafio era saber exatamente quais áreas estavam saudáveis e descobrir possíveis falhas. E assim, descobrir os próximos passos para uma possível ampliação da empresa.

A OPT fez o mapeamento preciso e o diagnóstico necessário de todas as áreas de plantio com uma solução criativa e prática.

Unindo dados que o cliente poderia gerar com a tecnologia desenvolvida por nós, conseguimos cumprir um prazo importante dentro da companhia.

O resultado do trabalho deu sustentação a tomadas de decisões importantes, que se mostraram corretas utilizando da nossa solução.

FACILIDADE NA COMUNICAÇÃO E GERAÇÃO DE DADOS DOS MAQUINÁRIOS

PLUGIN PARA MAQUINÁRIOS JOHN DEERE

Em 2013, firmamos uma parceria com a John Deere para desenvolver uma solução de integração de dados que é um marco para o monitoramento de produção em grandes áreas.

Com um pendrive, o operador da máquina pode descarregar todas as informações e levá-las para o controle posterior, gerando economia de tempo e de pessoas.

A OPT criou uma solução que facilita a comunicação de dados gerados pelos softwares de GIS e as máquinas da empresa, que auxilia a criação do mapa usado nos tratores e faz com que os dados gerados pelas máquinas sejam compreendidos com maior clareza e rapidez.

PORTAL DE INTERFACE AMIGÁVEL E COERENTE COM AS CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA

INTEGRAÇÃO DO GIS COM PIMS

Fazer com que todos os dados do sistema PIMS (Plant Information Management System) fossem organizados e acessíveis no GIS.

A implantação do sistema criou um acesso único e organizado de todos os dados que os funcionários necessitam acessar em um portal de interface amigável e coerente com as características da empresa.

Conseguimos modelar não só toda a parte espacial dos ativos da empresa, mas também todo complexo fluxo administrativo, legal e descritivo.

MOSTRANDO QUAIS OS MELHORES CAMINHOS PROCESSANDO O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES E DADOS

PLANEJAMENTO DE ESTRADAS DE PLANTIO

Quando pensamos numa grande área de plantio, precisamos também pensar no acesso e no escoamento dessa produção. Os custos com construção e manutenção de estradas florestais e propriedade da terra destinada a este fim tem um grande impacto no custo final da madeira. É necessário analisar:

. Será que o número e a extensão de estradas existentes nas áreas de plantio estão super dimensionadas?

. As estradas existentes são suficientes para estocar todo o volume de madeira colhida?

. O melhor retorno para uma fazenda específica, seria aumentar a distância de arraste e obter mais áreas de plantio, ou seria melhor criar mais estradas?

. Qual a melhor distribuição das estradas em uma nova área de conversão para floresta plantada? 

A solução da OPT permite encontrar o número ideal para as condições e características de cada terreno e plantio maximizando a produção e o escoamento melhorando o uso desse espaço. Mostramos quais os melhores caminhos processando o máximo de informações e dados.

A nossa solução é robusta e resolve as necessidades específicas de cada cliente.