Opt GIS

Como extrair anexos de serviços no ArcGIS Server

Existem vários tipos de dados que podem ser coletados em campo e armazenados para serem consultados e apresentados em aplicações web como, por exemplo, endereços (Texto), datas (Data), idades (Inteiro), fotos (Anexo) etc. Muitos desses tipos podem ser consultados pelo ArcGIS Server via query comum, como mostra a Figura 1. Entretanto, os anexos exigem uma consulta mais específica. No artigo de hoje, trarei alguns truques para a extração de anexos de Feature Servers que aprendi após algumas horas estudando a documentação da ESRI.

Figura 1. Query em uma FeatureServer no ArcGIS Server via rest.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Extraindo anexos manualmente

É possível extrair os anexos via ArcGIS Server na página do serviço através da opção Query Attachments mostrada na Figura 2.

Figura 2. Opção de Query Attachments na página da Feature Server.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por fim, a Figura 3 mostra a tela de Query Attachments onde é possível extrair os anexos informando o ObjectID do dado desejado.

Figura 3. Extraindo os anexos referentes ao dado de ObjectID 403.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Automatizando a extração de anexos dos serviços

É possível automatizar esse processo via script utilizando a API ArcGIS para Python. Imaginando um processo completo de utilização, seria possível: Adicionar o script para ser executado por uma toolbox no ArcGIS Pro, publica-lo como um GPServer e, por fim, executa-lo via aplicação web como um Geoprocessor.

Uma grande vantagem dessa automatização via script é fornecer ao usuário um campo mais significativo que torne mais fácil a diferenciação entre os itens ao invés de listar apenas ObjectIDs sequenciais.

Para fazer os seguintes passos, é necessário estar logado no Portal da organização (Perdeu como fazer essa parte? Sem problemas! Segue o link do artigo: Tips & Tricks – ArcGIS API For Python: Gerenciando Portal e ArcGIS Online com Python).

Figura 4 mostra um exemplo onde a variável name é fornecida pelo usuário através da toolbox do ArcGIS Pro e, a partir do valor inserido, o script realiza uma query para pegar o ObjectID referente ao dado e, por fim, extrair os anexos utilizando esse ObjectID para uma pasta especificada.

Figura 4. Exemplo de código para a extração de anexos de FeatureServer

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Com todo esse processo otimizado seria possível baixar todas as imagens coletadas em campo através de uma aplicação web apenas com um clique!

Você pode encontrar mais detalhes na documentação oficial da ESRI Layer Attachments – ArcGIS API for Python .

Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital. 

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Luiz Prianti

Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Luiz Prianti/

Sugestões para você

Estimando parâmetros de qualidade da água através de imagens de satélite O monitoramento ambiental é peça chave para o desenvolvimento de empreendimentos das mais diversas …
Conheça um novo recurso do ArcGIS Pro chamado Attribute Rules Sabemos que inovar não é fácil. É necessário muita dedicação, criatividade, foco e pesquisa. Esta …