Opt GIS

Como utilizar imagens de satélites

Curioso para saber quais imagens de satélite utilizar em seu projeto?

A escolha de um sensor/satélite adequado depende do escopo do projeto e do parâmetro ambiental que se deseja estimar a partir de suas imagens. Tenha em mente que a resolução espacial destas imagens (“escala de detalhes” da imagem) nem sempre será o fator principal nessa escolha.

Além da resolução espacial, que deve levar em consideração o “tamanho” de um objeto observado ou o gradiente de variação do parâmetro ambiental analisado, as resoluções espectral, temporal e radiométrica do sensor em questão devem também ser consideradas.

A resolução espacial de uma imagem é expressa no tamanho do pixel em escala métrica, ou seja, o tamanho da superfície que o pixel representa, escala que pode variar de quilômetros até centímetros à depender do sensor e da banda em questão.

A resolução espectral está ligada à largura e posição no espectro das bandas do sensor, conhecimento necessário para a escolha de bandas que venham a atender a metodologia empregada no projeto, como por exemplo na observação de vegetação ou clorofila em corpos d’água, onde é imprescindível o uso de bandas em comprimentos de onda do infravermelho próximo (IVP) e “Red Edge”. 

Já a resolução temporal reflete no período de dias entre uma passagem e a subsequente, o que pode ser melhorada com uso de uma constelação de satélites com especificações técnicas muito semelhantes como o caso dos satélites Sentinel-2 A e B. A importância da resolução temporal está na recorrência de imagens, visto que alguns parâmetros ambientais necessitam de uma maior recorrência no seu monitoramento. 

Por fim, a resolução radiométrica seria a resolução digital em que determinado sensor pode quantizar uma imagem, este valor é expresso em bits (exemplo: 8, 16, 32bits) de forma semelhante a fotografias digitais, e quanto maior este valor maior é o contraste alcançado para as imagens, podendo então fornecer uma escala de variação mais detalhada do dado em questão de valor absoluto. 

Escrito por

Victor Curtarelli 

Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Victor Curtarelli/

Sugestões para você

Integração do ArcGIS e do Activy Directory para criação de procedimentos Uma das grandes vantagens da Esri é a facilidade de integração com provedores de …
Como realizar análises espaciais diretamente do navegador Atualmente existem muitas empresas que apresentam informações em mapas online, este tipo de recurso é muito interessante devido …