Opt GIS

Como utilizar imagens de satélites

Curioso para saber quais imagens de satélite utilizar em seu projeto?

A escolha de um sensor/satélite adequado depende do escopo do projeto e do parâmetro ambiental que se deseja estimar a partir de suas imagens. Tenha em mente que a resolução espacial destas imagens (“escala de detalhes” da imagem) nem sempre será o fator principal nessa escolha.

Além da resolução espacial, que deve levar em consideração o “tamanho” de um objeto observado ou o gradiente de variação do parâmetro ambiental analisado, as resoluções espectral, temporal e radiométrica do sensor em questão devem também ser consideradas.

A resolução espacial de uma imagem é expressa no tamanho do pixel em escala métrica, ou seja, o tamanho da superfície que o pixel representa, escala que pode variar de quilômetros até centímetros à depender do sensor e da banda em questão.

A resolução espectral está ligada à largura e posição no espectro das bandas do sensor, conhecimento necessário para a escolha de bandas que venham a atender a metodologia empregada no projeto, como por exemplo na observação de vegetação ou clorofila em corpos d’água, onde é imprescindível o uso de bandas em comprimentos de onda do infravermelho próximo (IVP) e “Red Edge”. 

Já a resolução temporal reflete no período de dias entre uma passagem e a subsequente, o que pode ser melhorada com uso de uma constelação de satélites com especificações técnicas muito semelhantes como o caso dos satélites Sentinel-2 A e B. A importância da resolução temporal está na recorrência de imagens, visto que alguns parâmetros ambientais necessitam de uma maior recorrência no seu monitoramento. 

Por fim, a resolução radiométrica seria a resolução digital em que determinado sensor pode quantizar uma imagem, este valor é expresso em bits (exemplo: 8, 16, 32bits) de forma semelhante a fotografias digitais, e quanto maior este valor maior é o contraste alcançado para as imagens, podendo então fornecer uma escala de variação mais detalhada do dado em questão de valor absoluto. 

Escrito por

Victor Curtarelli 

Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Victor Curtarelli/

Sugestões para você

Criando Web Maps com ArcGIS API for Python Essa semana apresentei um Talks para os colegas da OPT GIS onde mostrei as capacidades da ArcGIS API for Python na …
Novidades do ArcGIS Enterprise 10.9.x O ArcGIS Enterprise 10.9 possui novidades interessantes para o nosso dia a dia como usuários e/ou administradores de ambientes GIS. …