Opt GIS

Conheça um novo recurso do ArcGIS Pro chamado Attribute Rules

Sabemos que inovar não é fácil. É necessário muita dedicação, criatividade, foco e pesquisa. Esta semana separei um tempo para conhecer um novo recurso do ArcGIS Pro chamado Attribute Rules que utiliza a linguagem Arcade, elaborada para uso na plataforma ArcGIS.

Vejo o uso combinado desta tecnologia como uma fantástica forma de obter bons resultados para resolução, muitas vezes, de problemas simples que são comuns em diversos clientes. Mas, ainda em estudos iniciais, vejo que não se limita apenas nisso.

Falando um pouco sobre a linguagem Arcade utilizada neste estudo, seguindo as referências da Esri, é uma linguagem de expressão portátil, leve e segura escrita para uso na plataforma ArcGIS. Assim como conseguimos em outras linguagens, podemos realizar cálculos matemáticos, manipular texto e até mesmo avaliar declarações lógicas. Foi construída especificamente para criar visualizações personalizadas e expressões de rotulagem na plataforma ArcGIS.

Um exemplo prático para utilização deste recurso, é durante a realização de cadastro de novas informações, já que manter a integridade de uma base de cadastro, são necessários diversos processos, dentre estes, validações para consistência das informações cadastradas. Um conceito comum em SIG é a relação espacial entre as entidades, sendo como sua característica a existência de feições sobrepostas, como exemplificado na figura a seguir.

Utilizando-se deste conceito, podemos dizer que ao desenhar um ponto, é possível recuperar do elemento associado, até mesmo o nome do polígono que ele estiver contido.

Na prática, podemos dizer que em tempo de execução podemos cadastrar uma nova feição e recuperar determinadas características de outra camada, sem a necessidade de processamentos posteriores, como exemplifico na figura a seguir. Neste caso, preciso classificar cada cliente ao seu respectivo grupo de consumo fictício. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao adicionar um novo ponto, no momento do cadastro o cliente já é associado ao grupo, devido sua relação espacial entre as camadas.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vejo que ao utilizar esta funcionalidade foi descartada a necessidade de construção de uma rotina automatizada, seja utilizando as ferramentas de Geoprocessamento ou até mesmo scripts para atualização via Banco de dados.

Este processo que represento, considero uma forma rotineira de manutenção já que esta associação de informações, pode contribuir na construção de Mapas, Dashboards ou até mesmo facilitar o dia a dia do usuário na consulta de informações.

É isso! Desenvolvendo novas habilidades!

 

REFERÊNCIAS:

KIERENTINNING2, Arcade – Update Feature Class based on related table. 07-23-2020 Disponível em: https://gis.stackexchange.com/questions/328521/arcade-expression-to-intersect-features-and-add-attribute-to-popup

GIS STAKEDEXCHANGE, Arcade Expression to Intersect Features and add Attribute to Popup. Jul. 2019. Disponível em: https://community.esri.com/t5/arcgis-pro-questions/arcade-update-feature-class-based-on-related-table/td-p/662674. 1

ESRI, ArcGIS Arcade. Disponível em: https://developers.arcgis.com/arcade/guide/#introduction

Escrito por

Sidnei Rodrigues 

Função: Coordenador de Suporte Técnico
https://www.linkedin.com/in/Sidnei Rodrigues/

Sugestões para você

Lei N.º 14.026, o novo marco do saneamento básico no Brasil Você sabia que metade da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto? …
Geoprocessamento e Tecnologia Aplicada aos Processos Ambientais O Geoprocessamento é a aplicação mais tangível sobre a observação de um fenômeno geográfico. A compreensão sobre a …