Opt GIS

Criando Web Maps com ArcGIS API for Python

Essa semana apresentei um Talks para os colegas da OPT GIS onde mostrei as capacidades da ArcGIS API for Python na criação de Web Maps. Para tal, utilizei como contexto o caso em que precisei criar 135 Web Maps e adicionar em cada um deles cerca de 16 camadas a partir de serviços do ArcGIS Server.

Primeiramente, mostrei que a criação desses mapas pela interface resolvia o problema, mas que devido à grande repetição de cliques ao adicionar e configurar os pop-ups das camadas, a atividade se tornava exaustiva e demorada.

Por fim, apresentei o código em Python que, utilizando funções da API do ArcGIS, permitiu resolver em alguns minutos uma atividade que levaria dias. Você pode encontrar o código com explicações detalhadas na pasta WebMaps do seguinte repositório:

Para encerrar o artigo, deixo a reflexão feita por Kevin Malone que adaptei para o tema da apresentação 👨‍💻.

Caso tenha curiosidade sobre como adicionar camadas nos Web Maps pela interface, recomendo a seguinte leitura:

Para se aprofundar mais no assunto, acesse a documentação oficial da ESRI:

Escrito por

Luiz Prianti

Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Luiz Prianti/

Sugestões para você

Novidades do ArcGIS Enterprise 10.9.x O ArcGIS Enterprise 10.9 possui novidades interessantes para o nosso dia a dia como usuários e/ou administradores de ambientes GIS. …
Observação da Terra via Python: uma visão geral Estudos de observação da Terra (EO do inglês Earth Observation) são estudos que visam avaliar a forma como ciclos …