Opt GIS

OSRM - Open Source Routing Machine

Você provavelmente já deve ter utilizado serviços que mostram a rota entre dois ou mais pontos como Google Maps, Waze, Uber, entre outros. Estes serviços são muito interessantes e úteis nos dias atuais para se localizar bem como locomoção, mas você sabe como estas rotas são criadas?

Resumidamente a rota entre dois ou mais pontos é encontrada em uma malha de possibilidades com pesos nas direções de um ponto ao outro, o algoritmo navega nesta malha de possibilidades e descobre qual é a menor distância ou menor tempo entre outras possibilidades.

O Algoritmo utilizado é conhecido como Algoritmo de Dijkstra o mesmo foi criado em 1956 e a princípio não foi planejado para este tipo de aplicação, mas se mostrou muito interessante para esta finalidade, bem como para outras finalidades onde é utilizado.

OSRM semelhante as outras aplicações comentadas anteriormente é um projeto open source que implementa o algoritmo e utiliza informações do openstreetmap para determinar rotas entre dois ou mais pontos respeitando as informações cadastradas nas vias como direções, número de faixas, velocidade, entre outros.

OSRM é desenvolvido em C++ e apresenta uma ótima performance sendo capaz de calcular rotas longas em questão de segundos, assim o mesmo é muito interessante para aplicações onde existe a necessidade de calcular fretes, uma vez que apresenta boa performance e retorna resultados como distância, tempo, peso de cada parada, instruções do trajeto, geometrias, entre outros.

instalação é simples e os desenvolvedores que contribuem com o projeto disponibilizam um excelente material. Existem diferentes formas de instalação porém todas possuem as etapas bem documentadas.

Como comentado anteriormente o OSRM utiliza os dados do openstreetmap que por sua vez também é bem prático para extração de regiões específicas ou com ferramentas de extração de extent ou ainda ferramentas auxiliares para unir ou transformar dados.

Além da funcionalidade já comentada de criação de rotas com o OSRM também é possível ter acessos aos serviços Nearest Service, Table Service, Match Service, Trip Service e Tile Service.

O OSRM é um projeto muito legal e espero que tenham interesse em conhecer melhor e fazer grandes aplicações GIS.

Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital. 

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Diego Rodrigues 

Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Diego Rodrigues/

Sugestões para você

Escolha a forma mais assertiva de visualizar os seus dados!   Quando falamos de apresentação de dados temos algumas formas. Eis que não há a …
Integrando o QGIS com o PostgreSQL + PostGIS Olá pessoal neste tutorial vamos aprender como integrar o QGIS com PostgreSQL + PostGIS, bem como vamos …