Opt GIS

Utilizando a OpenAI para auxiliar na execução de serviços

OpenAI é uma organização sem fins lucrativos que visa promover a ciência da computação, especialmente no que diz respeito à inteligência artificial. Seu objetivo é construir software que possa replicar o funcionamento do cérebro humano, permitindo assim que os computadores possam aprender por conta própria.

O parágrafo de introdução acima que você acabou de ler foi escrito utilizando a OpenAI, bem como neste artigo eu vou apresentar alguns exemplos de como ela pode nos auxiliar na execução de serviços que envolvem GIS.

Antes de começar gostaria de deixar aqui o link para vocês conhecerem a OpenAI, atualmente não existe lista de espera assim vocês podem se cadastrar e utilizar para auxiliar em alguma tarefa. A OpenAI pode ser utilizada para inúmeras finalidades mas durante o artigo eu vou tentar apresentar exemplos voltados para área de GIS e programação para ficar mais próximo com os serviços que realizamos e assuntos que conhecemos.

01 – Consultas SQL

Com a OpenAI é possível criar consultas através de uma breve descrição, vamos imaginar que existe uma tarefa onde precisamos descobrir quais os códigos de áreas da tabela área produtiva apresentam ciclo igual a um e rotação maio que zero. Abaixo podemos visualizar a consulta SQL criada a partir da descrição, este é um exemplo simples mas conforme a necessidade podemos melhorar a descrição para obter consultas mais complexas.

02 – Trechos de código

Semelhante ao exemplo anterior podemos também solicitar para criar trechos de código informando o nome de bibliotecas, parâmetros de entrada, entre outros. Neste exemplo podemos visualizar um exemplo de como acessar as propriedades de uma imagem utilizando o rasterio.

03 – Transformar trechos de códigos em diferentes linguagens

Podemos também realizar a transformação de códigos em diferentes linguagens caso exista a necessidade. Aqui podemos observar um pequeno trecho de código Python onde é solicitado data e hora no formato ISO transformado para Javascript.

 

04 – Aprender sobre novos assuntos

Nesta situação foi solicitado a listagem de 5 pontos importantes que devemos saber ao estudar OSRM Routing Machine.

 

05 – Explicar um trecho de código

Neste exemplo podemos observar uma breve explicação de uma função em Javascript.

Bem pessoal estes são os exemplos que separei para vocês, no site da OpenAI vocês podem encontrar muitos outros exemplos de como utiliza-la, espero que tenham gostado e que estejam interessados em aprender mais sobre a OpenAI.

Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital. 

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Diego Rodrigues 

Função: Analista Desenvolvedor
https://www.linkedin.com/in/Diego Rodrigues/

Sugestões para você

Utilizando a API JavaScript ArcGIS com React.js Oi pessoal neste breve tutorial que eu preparei para vocês vamos aprender como criar um boilerplate simples para utilizar a API …
UC_NEWS_#3: ArcGIS Enterprise on Kubernets Afinal, como ter acesso aos seus conteúdos geoespaciais a qualquer momento com rapidez? Atualmente, o crescimento da quantidade de conteúdo …