Opt GIS

Criando um bom caderno agrícola

Um bom caderno de mapas (soqueira) pode ser desenvolvido com o propósito de permitir que usuários de diversos departamentos de uma empresa de bioenergia (açúcar, álcool ou energia), crie mapas agrícolas combinando dados geográficos de seu departamento de topografia juntamente com dados agronômicos de um ERP (Enterprise Resource Planning) como por exemplo, o PIMS (TOTVs), GATec, ou outro, contendo dados cadastrais e agronômicos associados aos ativos agrícolas.

Um dos formatos mais usados para compartilhamento de documentos eletrônicos e que permite combinar mapas e dados cadastrais de um sistema de informações é o PDF (Portable Document Format) da Adobe. Desta maneira, um mesmo layout padrão usado em mapas do departamento de topografia pode ser adotado como modelo para mapas resultantes em formato PDF.

Ao criar um arquivo de desenho CAD (.dwg, .dxf. dgn, ou outro) ou, alterar um já existente, um mecanismo de sincronização de dados entre os sistemas de informações CAD e GIS, pode carregar os dados num banco de dados, como por exemplo, o Oracle, PostgreSQL, ou qualquer outro RDBMS de interesse.

Uma vez disponível em formato GIS (como por exemplo o Geodatabase do ArcGIS), dados de novas áreas (expansão) ou de áreas modificadas (reforma), são marcados para criação de layouts através de um mecanismo de criação de mapas (caderno de mapas) utilizando uma biblioteca de produção de mapas em série (como por exemplo, o Map Series do ArcGIS que pode ser implementando usando python) para geração dos mapas em formato PDF.

A partir do repositório de arquivos PDF (servidor de arquivos), um aplicativo web que permita navegar sobre os dados do caderno de mapas, irá permitir a localização dos mapas através de seus atributos, como:

  • Fazenda;
  • Zona/Seção;
  • Número de Contrato;
  • Outro.

Figura 1: Workflow para geração/atualização dos mapas de um Caderno Agrícola (soqueira).

Exemplo de interface gráfica de uma ferramenta para consulta aos mapas de um Caderno Agrícola (soqueira) em ambiente web:

Figura 2: Exemplo de aplicativo web para acesso (leitura/donwload) de mapas em formato PDF.

Se uma organização possui mais de uma usina ou outra divisão, como por exemplo um grupo de usinas (cluster), o usuário pode informar, por exemplo, a unidade ou grupo de interesse e realizar a pesquisa através de atributos como:

  • Fazenda;
  • Zona/Seção;
  • Número de Contrato;
  • Outro.

A figura a seguir apresenta um exemplo de layout de caderno de mapas (soqueira).

ImagemArtigo3
ImagemArtigo4

Figura 3 e 4: Exemplo de Layout de Caderno de Mapas (Soqueira) onde a página frontal contempla o mapa e, o verso, dados de cadastro e agronômicos de um ERP.

Há 10 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital no setor de agricultura, em especial o sucroenergético.

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Marcelo Edy Peinado

Função: Especialista GIS para Agricultura
https://www.linkedin.com/in/marcelopeinado/

Sugestões para você

Aumentando a eficiência no planejamento de estradas florestais   Desafio: Aumentar eficiência do planejamento florestal A alocação correta das estradas é um processo chave para …
O planejamento de estradas florestais Quando se pensa em aumentar o retorno financeiro reduzindo os custos das operações florestais, o planejamento otimizado e aderente da …