Opt GIS

Interoperabilidade de dados em sistemas mecanizados de agricultura de precisão

A cada dia surge uma nova tecnologia ou evolução em alguma máquina ou equipamento agrícola que resulta em melhoria operacional e, por consequência, aumento na produtividade do campo. Por outro lado, é muito raro encontrar organizações que mantenham um padrão único para seus maquinários e equipamentos agrícolas (tratores, colhedoras e etc). O mais comum é encontrar máquinas de diversos fabricantes, tecnologias embarcadas como monitores (piloto automático) de diferentes marcas e modelos, além da necessidade de diferentes softwares para processamento dos dados de telemetria coletados em cada equipamento.

Essa realidade acaba desestimulando o uso dos dados de telemetria das máquinas agrícolas, desta maneira, muitas organizações acabam perdendo dados críticos de suas operações em campo a partir de uma fonte extremamente valiosa e de elevada acurácia quando o assunto é agricultura de precisão.

Em organizações que optam por utilizar esses dados, algumas questões importantes:

– Quanto essas organizações estão gastando para manter inúmeros sistemas de processamento de dados de agricultura de precisão?

– Quantos profissionais estão envolvidos no processo de importação (extração, tratamento e carga) desses dados?

– Quais esforços são necessários para estabelecer um formato comum entre os diferentes dados resultantes dos equipamentos agrícolas?

Agora, tente pensar numa solução que permita às organizações do setor do agronegócio realizar a leitura e escrita de dados a partir de sensores e equipamentos agrícolas de diferentes fabricantes com seus respectivos formatos de dados documentados sem a necessidade de um aplicativo (software) com uma interface gráfica?

Pensou?

Pois acredite, essa solução existe!

😀

 

Como funciona?

Os usuários necessitam apenas de uma ferramenta de gerenciamento de arquivos como o Windows Explorer (Microsoft Windows), Finder (Mac OS), File Management (Linux) ou outro.

A característica-chave desta solução é sua capacidade de reconhecimento de inúmeros formatos de arquivos usados em sistemas de agricultura de precisão.

A partir de um local (pasta) num servidor de arquivos, o mecanismo identifica o formato assim que um ou mais arquivos são copiados. Em seguida, e, em modo assíncrono, os processos de extração, conversão e carga dos dados são realizados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Figura: Workflow da solução de interoperabilidade para um sistema de informações de agricultura de precisão.

 

Quais são os benefícios?

– Não requer conhecimento técnico dos usuários sobre os diferentes formatos de dados usados nos equipamentos e máquinas agrícolas da organização.

– Capacidade de intercâmbio de dados entre sistemas de informações agronômicas e geográficas com os equipamentos agrícolas.

– Simplicidade de um sistema que permite automatizar os processos de importação e exportação de dados, independente do formato (marca do equipamento ou fabricante) permitindo aos profissionais dos departamentos ligados à agricultura de precisão mais tempo em atividades de análises sem a preocupação com o processamento das informações.

– Processamento de grandes volumes de informações (antes desprezados) para tomada de decisão com embasamento técnico-científico, promovendo um aumento na produtividade de seus ativos e melhores resultados financeiros.

Figura 2: Exemplo de aplicativo web para acesso (leitura/donwload) de mapas em formato PDF.

Figura 3 e 4: Exemplo de Layout de Caderno de Mapas (Soqueira) onde a página frontal contempla o mapa e, o verso, dados de cadastro e agronômicos de um ERP.

Há 11 anos a OPT GIS vem desenvolvendo soluções de inteligência geográfica e transformação digital no setor de agricultura, em especial o sucroenergético.

Quer conhecer nossas soluções?

Visite a pagina: www.optgis.com.br

Escrito por

Marcelo Edy Peinado

Função: Especialista GIS para Agricultura
https://www.linkedin.com/in/marcelopeinado/

Sugestões para você

Você sabia que o Brasil é o maior produtor global de cana-de-açúcar? A cultura passou por uma revolução tecnológica nas últimas décadas através da adoção …
O planejamento de estradas florestais Quando se pensa em aumentar o retorno financeiro reduzindo os custos das operações florestais, o planejamento otimizado e aderente da …